domingo

.Loa of the Dead.

Os Loas são espíritos ou divindades Vodu que agem como intermediários entre o homem e Deus. São adorados e respeitados por seus poderes significativos e possuem, cada um, tanto forças positivas quanto negativas. Cada Loa possui uma função e é representado por um símbolo.

  • Legba: Um Homem de idade que guarda as ecruzilhadas e controla a travessia de um mundo para o outro. Deve ser saudado cada vez que um serviço ou alguma atividade com um Loa começa. É o símbolo do sol, da luz do dia e dos espíritos positivos, porém, quando "monta" alguém, os membros da pessoa são completamente retorcidos.



  • Kalfu: Também controla a encruzilhada, porém comanda as forças do mal do mundo espiritual. Ele permite a passagem da má sorte, da destruição, do infortúnio, da injustiça. Kalfu controla os espíritos malígnos da noite, é alto, musculoso e as pessoas não falam em sua presença.





  • Ogoun: É o guerreiro, representa o poder e a militância. Ogoun é o Deus do fogo, sua arma é a espada e sua cor é o vermelho. Gosta de ser saudado com Rum, que é muitas vezes jogado no chão.


  • Agwe: Soberano do mar, controla toda a fauna e flora marinha, assim como os navios que navegam no mar. O serviço de Agwe é bastante diferente dos outros, pois é no próprio mar. A barca é preparado com os alimentos favoritos do Agwe, incluindo champagne. Esta barca flutua então sobre onde acredita-se que o mundo subaquático sagrado existe. Se a barca afunda, então Agwe aceitou o sacrifício e protege os interesses de quem o preparou. Se o barco a flutuar de volta para a praia, então o serviço teria sido recusado e a pessoa teria que pensar em um outro modo de agradar Agwe.

  • Erzulie: É a loa da beleza, da capacidade de sonhar, da habilidade artística para criar. Quando monta em alguém, gosta de tomar banhos, vestir-se com seda, comer, beber e dançar graciosamente.

  • Dumballah Wedo Dumballah: É a figura paterna. É um pai amoroso, benevolente e inocente. Não se comunica bem, como se sua sabedoria fosse muito distante de nós. Sua presença é reconfortante e parece irradiar uma sensação de otimismo em todos. Dumballah é a sepente e a oferta especial para ele é o ovo.

  • Ayida: A contraparte feminina do Dumballah, seu companheiro, é Ayida. Ela é o arco-íris. Juntos, eles são as forças unitárias da sexualidade humana.

  • Papa Ghede (Baron Samedi): Sempre vestido de preto. Controla o acesso a tudo na vida após a morte. É também o Deus do erotismo e, quando monta alguém, destaca pessoas que se fazem passar por puritanas, contrangendo e ridicularizando-as. Também é chamado de Baron Samedi que, nesse caso, é a morte. Ghede é Guardião do cemitério e do contato primário com os mortos. Tem poder sobre os zumbis e decide se a pessoa se transformará ou não. É também quem cura (ou não) doentes e decide se eles vivem ou morrem. É protetor também das crianças, pois tem um carinho especial por elas e não gosta de vê-las doentes ou de deixá-las morrer.

  • Maman Brigitte: Considerada esposa de Baron Samedi, desempenha o mesmo papel do esposo. Quando uma mulher é possuída por Maman Brigitte, costuma beber rum com pimenta muito quente e, quando há suspeitas de falsa possessão, a mulher que recebe Maman Brigitte deve passar pimenta haitiana quente na pele e nos órgãos genitais de um cavalo para comprovar ser realmente a Loa

Nenhum comentário:

Postar um comentário