







.then the dead will walk the earth.
Zombie Priest, vilão da HQ The Goon:
A artista japonesa Fumie Sasabuchi retrabalha fotos de editoriais de moda, transformando as modelos em zumbis fashion, dando um ar assustador, mas também sedutor às imagens.
Uma das primeiras pessoas a relatar um caso de Zumbis haitianos foi a antropóloga Zora Neale Hurston. Em seu livro “Tell My Horse”, Hurtson conta a história de uma mulher chamada Felícia Felix Mentor, que teria aparecido em uma vila aproximadamente 30 anos depois de ser enterrada, causando tumultuo e histeria entre a população.
O antropólogo e etnobotânico Wade Davis também foi um dos poucos a pesquisar os zumbis haitianos.
Davis passou três de seus quatro anos de pesquisa viajando pelo Haiti.
Seu trabalho resultou em dois livros sobre os zumbis haitianos, "The Serpent and the Rainbow" e "The Passage of Darkness" nos quais é apresentada a teoria sobre a criação de Zumbis através de envenenamento.
Começa aqui meu caderno de processos, no qual registrarei toda a minha pesquisa para o trabalho de conclusão de curso. O tema por mim escolhido é o Zumbi, uma criatura fictícia também conhecida como Morto-vivo.
Os zumbis, na cultura popular, são seres humanos que, depois de mortos, são reanimados por radiação, substâncias químicas, vírus, feitiçaria ou pelas mãos de Deus. Não são dotados de inteligência nem autoconsciência, vivendo apenas por um instinto que os induz a matar e comer outros seres humanos. Os que forem mordidos por Zumbis são imediatamente infectados, se tornando um deles.
O surgimento dos Zumbis tem base no folclore haitiano, no qual acredita-se que feiticeiros de vodu roubariam a alma de uma pessoa, transformando-a em sua escrava, essas pessoas eram usadas geralmente para trabalhar em campos ou realizar qualquer outra tarefa deferida por seus senhores, sendo mantidos nesse estado “zumbificado” por meio de alucinógenos. Os zumbis haitianos, assim como na cultura popular, não possuem vontade própria nem inteligência, porém não apresentam perigo algum.
Existe uma teoria de que esses Zumbis podem realmente ter existido, eles seriam vítimas de envenenamento por uma porção contendo a toxina de um peixe nativo, ervas alucinógenas e restos humanos como ossos e pele. Essas porções causariam letargia temporária nas vítimas, ou seja, aparentavam estar mortas, levando-as a serem enterradas e, logo depois, desenterradas pelos feiticeiros.